© Como ser uma onda // 2019 // Rio de Janeiro

  • Preto Ícone Spotify

O projeto  Como ser uma Onda  envolve uma multiplicidade de ações, que têm como finalidade promover o desenvolvimento psicomotor saudável, através do movimento e das artes integradas.
 

O corpo é linguagem, é nossa ferramenta de comunicação e de expressão no mundo. Ao longo do desenvolvimento, em especial nos primeiros 7 a 8 anos de vida, a criança estrutura, em si, as bases psicomotoras que organizarão as possibilidades desta expressão, através de um repertório de gestos construído a partir de suas múltiplas vivências.
 

Quanto maior a riqueza de estímulos e experiências, mais vasto será o seu “vocabulário corporal”.
 

Segundo a fisioterapeuta belga Godelieve Denys Struyf, o desenvolvimento psicomotor da criança pode ser traduzido na imagem de uma onda, em que cada aspecto da personalidade será estruturado e internalizado, de acordo com as fases de seu crescimento, construindo, passo a passo, diferentes modalidades de relacionamento com o ambiente.

Uma passagem saudável por esta “onda do crescimento” significará, na vida adulta, uma maior liberdade de escolha de atitudes psicocorporais frente às situações que a vida oferecer e às sucessivas “ondas” que serão percorridas ao longo do tempo. Ou seja: possibilidades expressivas mais amplas e um corpo mais organizado, em termos da  postura e da coordenação motora.

 

Estes conceitos estão entre os pilares de sustentação do método das Cadeias Musculares e Articulares GDS, em que as estratégias terapêuticas e pedagógicas se caracterizam por uma visão singular do humano.
 

O trabalho psicocorporal  proposto por Godelieve Denys Struyf se baseia na experimentação de “ondas de consciência”, em que as vivências da primeira “onda do crescimento” podem ser enriquecidas e exploradas em inúmeros aspectos. Este tipo de atividade se aplica tanto ao acompanhamento do crescimento de crianças saudáveis quanto ao  daquelas com dificuldades, e pode ser mediado por fisioterapeutas, psicomotricistas, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, professores e, principalmente, pais, avós e cuidadores.

 

Neste sentido, desenvolvemos um conjunto de propostas para as crianças e para todos aqueles que estão profissionalmente envolvidos com elas: educadores, fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas e professores das mais diversas atividades relacionadas à infância (artes, música, dança, esporte, idiomas, etc.).
 

Dentro desta perspectiva, o livro  Como ser uma Onda  funciona como elemento deflagrador do movimento e da liberdade criativa e, ao mesmo tempo, organiza visualmente, de forma lúdica e intuitiva, o conceito da organização das fases da “onda”.
 

Assim, o projeto oferece diversas possibilidades, desde a disponibilização de material neste website até oficinas para crianças, pais e filhos, gestantes, professores e turmas escolares.
 

As oficinas podem ocorrer em salas particulares, escolas, bibliotecas, livrarias, museus.
 

Dentro de nossa proposta artística, oferecemos ainda a Oficina de Desenho Como ser uma Onda.




 






 

Nossa ação na escola se inicia com uma reunião de apresentação do livro e do projeto, com os profissionais designados pela própria instituição (coordenação da Educação Infantil e/ou Fundamental I, coordenação psicopedagógica, etc). 

Faremos uma breve explanação da base teórica subjacente e delinearemos as possibilidades de utilização do livro e suas atividades relacionadas, como proposta de alfabetização corporal ao longo de determinado período letivo (bimestre, semestre ou ano). Apresentaremos os formatos específicos para cada segmento: Educação Infantil; 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

 

Havendo interesse, por parte da escola, em implementar o projeto do livro, seja no âmbito didático ou paradidático, segue-se uma oficina de capacitação, para os profissionais que atuarão diretamente na intervenção junto aos alunos. A oficina consiste em uma introdução ao uso do livro como ferramenta pedagógica. O profissional terá a oportunidade de enriquecer seu olhar e ampliar seu repertório através de vivências, embasamento teórico e sugestões objetivas de atividades conectadas ao livro. Para cada segmento, é proposta uma oficina diferenciada.

 

Para a Educação Infantil, será explorado sobretudo o aspecto lúdico e sensorial da expressão corporal e das descobertas do espaço e do movimento. A primeira infância é exatamente a faixa etária em que eles estão passando pela Onda do Crescimento, o foco será tirar proveito da oportunidade de estruturar essas etapas da forma mais enriquecida possível. 

 

Para os dois primeiros anos do Ensino Fundamental, em que as crianças estão vivenciando a fase final da Onda do Crescimento, é importante consolidar as experiências que irão prepará-la para "saltar" em direção a uma nova etapa do seu desenvolvimento. O aspecto lúdico permeia todo o contexto, mas as propostas tornam a criança mais agente do próprio processo de descobertas corporais. As atividades têm "regras" mais estruturadas, mesmo quando o objetivo é explorar a criatividade. 

 

O website  www.comoserumaonda.com  será uma permanente ferramenta de apoio, onde o professor encontrará novas propostas de atividades e material teórico de suporte para suas ações.

 

No intuito de aprofundar ainda mais o trabalho e instrumentalizar de forma mais ampla o profissional que se dedicará a alfabetizar corporalmente seus alunos, oferecemos a possibilidade de cursos de extensão.

 

O corpo estruturado oferece conforto, então a criança pode efetivamente habitá-lo. Esse corpo, tornado casa, fornece um continente seguro para um ego em formação, para um intelecto em desenvolvimento, para um indivíduo que floresce. Muitos distúrbios de atenção e comportamento se devem à má estruturação do corpo e da motricidade. Cada vez mais crianças apresentam problemas ortopédicos precoces. Nosso projeto pretende buscar, no profissional da escola, um aliado na promoção do desenvolvimento saudável, através da diversidade de experiências facilitadas pelo livro Como ser uma onda

Na escola

O projeto

  • Instagram ícone social
  • Black Facebook Icon