A onda de cada um

Atualizado: 1 de Dez de 2018

Um jeito legal de brincar é inventar novos "personagens", para criar ondas inéditas. A criança é capaz de perceber, rapidamente, o que representa cada fase, de cada onda do livro. A partir dessa compreensão, ela pode buscar, nas suas referências pessoais, os elementos associados a cada uma delas (para relembrar como funcionam essas fases, acesse esses posts aqui e aqui).


Por exemplo, podemos perguntar:

O que você desenharia, na onda, que tem a ver com as palavras amarelas (confortável, aconchegante, casulo...)?


E assim por diante, para cada fase. A criança vai acessar seu próprio mundo simbólico, para representar - gráfica ou corporalmente - as diferentes modalidades categorizadas em cada página do livro.


Este menino esperto de 7 anos não teve dúvidas. Lembrou logo de um casaco tão fofinho e quentinho, que dá vontade até de dormir com ele. Não há nada mais aconchegante e confortável para ocupar o lugar da fase AM. Quanto à fase PM, uma bola que dispara em direção ao gol é a tradução mais perfeita. Para PA, um palito, a imagem exata do eixo vertical.



Depois, ele ainda criou outra onda. Para AM, a bola suíça, que ele acha uma delícia de deitar. Em seguida, uma árvore, que cresce para o céu e um foguete disparando para o espaço.


As ondas que ele mesmo criou, no papel, renderam atividades super ricas, em que, de forma lúdica e "sem perceber", foram desenvolvidos aspectos importantes quanto à consciência do corpo, à relação com o espaço e à noção de: pausa e ação, calma e movimento, pé no chão e impulso para o ar... Construiu um ninho com puffs, almofadas e cobertor, virou mola com a ajuda da bola suíça, disparou pela sala como uma bola de futebol. E deu mais um lindo passo na descoberta de suas possibilidades corporais.

Mesmo que você não tenha muitos materiais em casa, não precisa de quase nada para aproveitar uma brincadeira como esta. Basta imprimir a onda (nesse post aqui) e deixar que a imaginação faça escolhas dentro do que quer que esteja disponível. Você vai se surpreender com as invenções, temos certeza. Não esquece de contar pra gente!



32 visualizações

© Como ser uma onda // 2019 // Rio de Janeiro

  • Preto Ícone Spotify
  • Instagram ícone social
  • Black Facebook Icon