Bastidores

Atualizado: 23 de Set de 2018

{para aprofundar}

Em postagens anteriores, nós falamos sobre a Onda do Crescimento, segundo os conceitos desenvolvidos pela fisioterapeuta belga Godelieve Denys-Struyf. Sua visão do desenvolvimento neuropsicomotor infantil inspira nosso trabalho e norteia nossas atividades.

Talvez você já tenha percebido que cada página do livro representa uma Onda do Crescimento. Isso significa que, em cada ilustração, podem ser identificadas as três fases de construção da psicomotricidade e da personalidade. Estas fases são conhecidas por siglas que se referem a aspectos anatômicos, mas não vamos entrar, aqui, em muitos detalhes teóricos. Basta saber que elas se sucedem sempre na mesma ordem e reunem, em si, elementos simbólicos e corporais que são a inspiração de todo o desenvolvimento desta obra.

O texto que acompanha cada imagem também segue a mesma progressão. As palavras evocam ideias e sensações análogas às provocadas pela imagem. As palavras destacadas, de certo modo, "resumem" o conceito envolvido em cada fase. A repetição das cores ajuda a enfatizar a unidade entre elas, inclusive pelo fato de haver sempre uma ordem constante.

Por isso, é interessante incentivar uma certa organização nas dinâmicas relacionadas ao livro, seja no agrupamento por cores, por imagens das fases, ou por atividades que sigam a sequência de movimento e expressão na ordem precisa do desenvolvimento saudável. A constância na estrutura não pretende inibir a criatividade. Ao contrário: serve como base estável, para que um universo inteiro possa ser gerado e multiplicado.

Acreditamos que, entendendo melhor a base teórica que está por trás, você possa explorar múltiplas possibilidades de interação, de forma mais consciente e estruturante. Se quiser conversar mais sobre o assunto, vem bater um papo aqui embaixo, nos comentários.

19 visualizações

© Como ser uma onda // 2019 // Rio de Janeiro

  • Preto Ícone Spotify
  • Instagram ícone social
  • Black Facebook Icon