{para começar}

A primeira coisa a fazer é, simplesmente, entregar o livro nas mãos da criança e permitir a livre exploração. Crianças encontram caminhos criativos que nós, adultos, nem suspeitamos. A mera exposição às imagens e às palavras – lidas por elas mesmas ou pelo adulto – já pode constituir, em si, o ponto de partida para experimentações pessoais extremamente ricas.
Como um segundo passo, existe uma série de possibilidades de utilização do livro como ferramenta pedagógica e terapêutica, além de múltiplas atividades lúdicas, para rechear momentos de pura brincadeira com pais, avós, dindos e amigos: sejam eles grandes ou pequenos.
Pouco a pouco, vamos listando sugestões, mas também estamos abertas para as suas colaborações: inventou um jeito novo de utilizar o livro? Envia pra nós, que a gente publica!
Segue, então, nossa primeira proposta para estimular uma interação criativa:
Se a criança ainda não lê, deixe-a brincar com as imagens antes de introduzir o texto, peça a ela que “conte” a história a seu modo, que ela crie um contexto a partir do estímulo visual. Incentive-a a expressar corporalmente as sensações e movimentos evocados. Você pode colocar música, como mais um estímulo ao movimento. Escolha uma trilha sonora que você sinta estar em sintonia com o livro, quem sabe uma faixa para cada página? As possibilidades musicais são infinitas! Você ainda pode seguir nossa playlist no Spotify para ter novas ideias. Acesse aqui!
Nesta atividade, a leitura das palavras é inteiramente opcional, podendo ser reservada para outro momento de interação, em que as imagens serão associadas ao texto correspondente. Aqui, pode ser explorada a mesma proposta de expressão corporal: pergunte à criança o que tem vontade de fazer com o corpo quando escuta aquelas palavras ou vê aquela imagem. Incentive a plena utilização do espaço e permita-se participar junto com ela. Será um momento de criação coletiva e coisas surpreendentes podem emergir…
Inscreva-se aqui no blog e continue acompanhando, postaremos muitas dicas de como transformar nosso livro em uma onda de brincadeiras! Deixe seu comentário, relatando sua experiência. Vamos adorar trocar ideias com você.