Desvendando a onda do crescimento

Atualizado: 23 de Set de 2018

{Para aprofundar}


A fisioterapeuta belga Godelieve Denys-Struyf, criadora do Método de Cadeias Musculares e Articulares GDS, descrevia o processo de desenvolvimento neuropsicomotor da criança através da imagem de uma onda, que ela chamava de Onda do Crescimento. Esta primeira onda se inicia no momento da concepção e se conclui em torno dos 7 anos. A partir de então, o indivíduo passará o resto de sua vida percorrendo Ondas de Consciência, onde ele poderá desfrutar da boa estruturação dos pilares de construção da sua personalidade, da sua motricidade, da sua relação com o mundo que o cerca. Quando a Onda do Crescimento transcorre de forma saudável e satisfatória, as Ondas de Consciência fluirão tranquilamente. Quanto há entraves ao desenvolvimento, obstáculos poderão gerar “redemoinhos” e “ressacas” recorrentes…

Como explicamos aqui no site (neste link), todo o projeto Como ser uma Onda é inspirado no conceito da Onda do Crescimento, de Godelieve Denys-Struyf.  O aprofundamento sobre este tema faz parte da formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS e vem interessando cada vez mais profissionais das área da saúde e educação.

Aproveitamos, então, para mostrar um trecho da conferência que a fisioterapeuta Renata Ungier ministrou no II Congresso de Reeducação da Postura e do Movimento, em Porto Alegre, sobre o desenvolvimento psicomotor da criança (a partir do conceito da Onda do Crescimento, é claro…).

À primeira vista, pode parecer uma sopa de letrinhas… Mas o objetivo deste espaço é, progressivamente, desvendar um pouco o significado deste conjunto de estruturas de desenvolvimento, para que seja possível compreender a importância da construção de cada etapa. Assim, será possível utilizar esta valiosa ferramenta para enriquecer o universo de experiências das nossas crianças.

Com a tag arte, cadeiasmuscularesearticulares, comoserumaonda, criança, desenvolvimentopsicomotor, educação, fisioterapia, gds, infancia, kine, kinekids, metodogds, movimento, ondadocrescimento, psicomotricidade, saudedacrianca


0 visualização

© Como ser uma onda // 2019 // Rio de Janeiro

  • Preto Ícone Spotify
  • Instagram ícone social
  • Black Facebook Icon