Um oceano de ideias numa folha de papel

Atualizado: 16 de Dez de 2018

#GDS, #Brincar, #Criança A oficina de lançamento do nosso livro, na Livraria da Travessa do Leblon (Rio de Janeiro), foi a maior curtição! As crianças receberam ondas impressas, com as quais puderam realizar diversas atividades conectadas com a temática do livro.

Para a brincadeira continuar, estamos disponibilizando o arquivo para imprimir em casa, é só clicar aqui e imprimir.

Se você não estava lá, não se preocupe! Ainda faremos muitas outras oficinas, que serão sempre divulgadas aqui no site. E já vamos aproveitando para dar algumas sugestões de como utilizar esse material. Queremos que o livro seja ponto de partida para um universo de ideias e experimentações.

Em folhas de papel, imprima a “onda base” (clique aqui). Como opção, você também pode desenhá-la, do tamanho que quiser. Estimule a criança a criar suas próprias ondas, a partir da lógica da sucessão de “fases” (veja nessas postagens aqui e aqui).

Para isso, podem ser usados infinitos recursos: desenho, recortes de revistas, pintura, sucata, materiais da natureza, brinquedos da própria criança, objetos da casa…

Ela também poderá inventar ondas de palavras, propondo novas palavras que estejam em consonância com os grupos descobertos em cada “fase”. Podem ser escritas ou recortadas e coladas, inteiras ou letra por letra. Quem sabe até utilizando as cores que já aparecem no livro? Cada cor compreende uma enorme gama de tonalidades, que podem ser aproveitadas para dar vida a estas novas ondas.

O mais importante: todas estas possíveis atividades são excelentes oportunidades de interação entre o adulto (pais, avós, cuidadores, terapeutas, educadores, etc.) e a criança, desde um filho único até uma turma escolar, desde irmãos e primos até uma festa do pijama, desde um paciente individual até um grupo terapêutico. O adulto também pode - e deve - recortar e colar figuras na onda, escolher novas palavras, vestir um figurino ou se mover junto com a criança. Afinal, a relação, o afeto e o acolhimento estão na base da primeira “fase” da nossa Onda…

80 visualizações

© Como ser uma onda // 2019 // Rio de Janeiro

  • Preto Ícone Spotify
  • Instagram ícone social
  • Black Facebook Icon